0 o Os Leme, a Família Leme da Ilha da Madeira -Documentos e livros sobre os Leme, da Bélgica ao Brasil, onde foram dos primeiros moradores da Vila de São Paulo – 2 parte

HISTÓRIA DE PORTUGUESES NO BRASIL

HISTÓRIA DE PORTUGUESES DO BRASIL

Este site:

http://www.capitaodomingos.wordpress.com

estuda e preserva a memória da Saga dos irmãos Silva e Oliveira, família do Presidente Fernando Henrique Cardoso e família dos fundadores de Uberaba-MG e desbravadores do Triângulo Mineiro no Brasil.

Estudamos também as famílias que se ligaram por casamento aos Silva e Oliveira, como é o caso dos Valim de Melo, e, os Souza Lima, de Uberaba-MG.

Leonor Leme é antepassada de Maximina Augusta de Melo c/c Ântônio Valim de Melo, e que são o tronco dos Valim de Melo de Uberaba-MG, no Brasil:

A família de Eulina, esposa de José Joaquim de Souza Lima:

Antônio Valim de Melo (Franca-SP 1854 – Uberaba-MG 1933) e Maximina Augusta de Melo (Franca-SP 1858 – Uberaba-MG 1942) são os pais de:
– Eulina Augusta de Melo, c/c José Joaquim de Souza Lima BISNETO DO CAPITÃO DOMINGOS
– Idalina de Melo Lima c/c Manuel Gonçalves de Resende
– José Valim de Melo c/c Maria Delfina de Assis (Gonçalves de Resende) Valim
– Maria Augusta de Melo Borges (Filhinha) c/c Joaquim Borges de Moraes
– Osório Augusto de Melo c/c sua prima Eugênia de Melo Nogueira, e, em segundas núpcias, c/c Ester Soares de Azevedo.

Filhos de José Joaquim de Souza Lima e de Eulina Augusta de Melo Lima.
A Eulina é FILHA DE MAXIMINA AUGUSTA DE MELO E DO ANTÔNIO VALIM DE MELO:

JOAQUIM DE LIMA c/c Maria de Oliveira Lima
ESMERALDA DE MELO LIMA c/c AMINTHAS EUDORO DE CASTRO (conhecido como Dóro), c/c Esmeralda, Ver abaixo sobre seus filhos e netos
ENOCH DE LIMA c/c Salvina Pontes Lima
ADALBERTO DE LIMA c/c Eudóxia Pinto Lima
ANTONIO DE LIMA (Totó) c/c Eunira Cortes Lima
Olavo de Lima c/c Cleonice de Castro, irmã do Dóro
Mário de Lima c/c Júlia de Jesus Lima
José de Lima c/c Dilma Abreu Lima
Maria de Lourdes Melo Coli c/c José Coli
Helenita Lima de Genari c/c Roberto Genari
Nair de Lima c/c José Pereira de Souza
Elza de Lima, solteira

É desta fortuna que Henrique Leme dispõe no seu testamento, preocupando-se em primeiro lugar, e exaustivamente, com a salvação da sua alma e em segundo lugar com o futuro daquela que se percebe ser a sua muito amada irmã Ana. É sobretudo graças à conjugação destas duas preocupações que tão importantes documentos nos chegaram, pois que Ana não descansou enquanto não ficou concluída a “boa capella que quero e mando que se faça em o moesteiro de Sam Dominguos de Lixboa (…). E se fara no mylhor lugar que se poder aver no dito moesteyro com seus ornamemtos em bastamça para ella e com huum retavolo em que este Nosa Senhora d’Anuncyaçam e de huuma parte com hos fy

s de Deus e da outra Deus Padre”77. 77

E isto só sucedeu em 1547, quando finalmente os frades lhe deram a capela de Santo Tomás, uma grande capela à esquerda de quem entra, onde já estavam enterrados Lopo de Albuquerque, irmão de Jorge de Albuquerque, e o conde da Atalaia (cf. ANTT – Convº de S. Domingos de Lisboa, liv. 6, fl. 452). Para a execução e ornamentação desta capela deixa 200.000 rs e deste mesmo dinheiro pretende que logo que esteja pronta lhe façam “huum saymento com suas tochas e oferta” e lhe digam “huma mysa aos fyes de Deus camtada” e “tres trymtayros de Santo Amador”.

Depois, “enquamto a dita casa e mundo durar” quer que lhe seja dita, diáriamente, uma missa rezada de requiem com responso e água benta, que nos dias festivos (Finados, Todos-os-Santos, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Anunciação, Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora da “Nascença”) será cantada com comemoração. No dia de Finados será também ofertada com meia dúzia de pães e meio almude de vinho. Além destas missas quer “huum haneversall cada anno” por dia de Todos-os-Santos, com círios e tochas, ofício de nove lições cantado, com véspera e missa cantada e “neste dia me daram d’esmolla de comer a cymquo pesoas pobres a homra das cymquo chagas”.

A capela deverá ter um capelão que “sera obrygado a rezar todolos dias as besporas e noturno com suas laudas dos finados”, o qual capelão quer que seja “frade do dito moesteiro, porque por esta vya se podera fazer com menos despesa e mylhor hordenança de sempre ser bem feito” e determina “que se compre em cousas fixas que para sempre rendam em cydade de Lixboa toda mynha fazenda” e “da renda desta dita mynha fazenda, que se comprará dela, se apropryará ao dito moesteiro tanta que abaste” para cumprimento de todas as obrigações.

59 SAPIENS – Revista de História, Património e Arqueologia, n.º 0, 2008 | Margarida Ortigão Ramos Paes Leme – Os Lemes – um percurso familiar de Bruges a Malaca Como está em Malaca e não sabe onde irá morrer, Henrique Leme organiza também o momento da sua morte: sendo confrade da Confraria de Nossa Senhora do Rosário, quer ser sepultado frente ao seu altar, qualquer que seja a igreja em que ficar

78. Os sufrágios imediatos também são previstos: no dia do enterro, uma missa rezada ao Espírito Santo com horas e ofícios de finados, e toda a cera que a confraria tiver, além de três missas rezadas (à morte e paixão de Cristo, a Nossa Senhora e aos Fiéis de Deus). Nos dias que se seguirem quer quarenta missas à morte e paixão de Cristo e mais três trintários “o primeiro a Samto Amador ençarado por mynha alma. Ho segundo a Samto Grigorio emçarado por alma de meu pay e mai e outro ao dito São Grigorio aberto por almas de meus irmãos e irmãas e de todollos fyees cristãos e asy por todolos meus paremtes como por todollos os a que poso ser emcarguo d’alguma divyda que lhe deva que nom som lembrado como por todolos que estam arredados da nosa fe que Deus os traga ao camynho da verdade”. 78

A capela de São Domingos de Lisboa seria apenas “para memória”, caso Henrique Leme morresse no Oriente, a não ser que viesse a ser trasladado, o que ele não prevê. Esta será certamente uma recomendação para os seus testamenteiros “nestas partes”. Sobre a capela de Henrique Leme, as suas convicções e comportamento religioso, cf. Rosa, 2005. A grande preocupação de Henrique pela salvação da sua alma e daqueles que lhe são mais queridos manifesta-se também no cuidado de não deixar dívidas por pagar. Assim, “por emcarguo que poderey ser a algumas pessoas que nom som lembrado em que minha comcyencya podera ser emcaregada” manda gastar oitenta cruzados (32.000 rs) para se “darem a proves e asy em mysas como para cativos e asy mays como mylhor pareçer a meus testamenteiros ser mays syrviço de Deus”. Deixa mais 50 pardaus (cerca de 25.000 rs) para se casar uma órfã que conheceu em Cochim (enteada de um criado de Jorge de Albuquerque) e preocupa-se que todos os seus criados sejam pagos pelo tempo que o serviram “a r*a+zão de dous mill reis por ano”. Como a avó desistiu a seu favor da herança do irmão que “nestas partes da India” morreu, com condição de que um terço fosse gasto a sufragar a sua alma, e não sabendo se isso já foi feito no reino, deixa mais 10 cruzados (4.000 rs) para serem gastos por intenção do seu anónimo irmão. Lembra-se também das “romaryas que tenho prometidas fazer ou mandar fazer”, que manda cumprir “na maneira em que poderei ser maes houbrygado, de maneira que fique descaregado das taes obrygações se oubrigado for”.

60 SAPIENS – Revista de História, Património e Arqueologia, n.º 0, 2008 | Margarida Ortigão Ramos Paes Leme – Os Lemes – um percurso familiar de Bruges a Malaca Para todas as dívidas e obrigações, reporta-se a um “livro que tenho de mynhas lembramças que he emcadernado em couro da Chyna pardo de veado”. Recomenda muito que esse livro seja levado para Lisboa e entregue à irmã, Ana, para por ele se poder ver o que deve e lhe é devido e nada ficar por pagar.

Garantido que nada ficou esquecido daquilo que pudesse contribuir para a salvação do seu bem mais precioso, a sua alma, criada para a vida eterna, Henrique Leme dispõe do remanescente de seus bens a favor dos que ficam. Em primeiro lugar, e sobretudo, de Ana, que nomeia herdeira de toda a sua fazenda e deixa-lhe expressamente 400.000 rs para casar “com comçelho de seus paremtes e meus que mays chegados forem e seja com homem que tenha pesoa”. Nomeia-a administradora da sua capela, com a recomendação de “por merçe e pelo amor que lhe sempre tive ho faça como della comfyo e ela nomeara por sua morte quallquer filho ou filha se ho tever que se chame Amryque Leme e sempre amdara neste nome”. À outra irmã, que já tem a vida assegurada, pois é freira, deixa 30.000 rs. São os únicos legados que faz à família.

Na impossibilidade de Ana herdar, lembra-se dos filhos de Leonor, sobretudo Jerónima e Leonel, e se mesmo estes falharem, então o herdeiro será qualquer filho ou filha do primo, Tristão Gomes da Mina.

Por fim, para assegurar que as suas disposições são cumpridas, nomeia os testamenteiros: dois “nestas partes” (o cunhado, Jorge de Albuquerque e Garcia Chainho) e três no Reino (de novo o cunhado, o Dr. João Pires, marido da prima e desembargador da Casa da Suplicação, e a própria irmã e herdeira, Ana), a quem muito recomenda “a todos jumtamente e cada hum por sy por amor de Deus como ho meu e por a razão que amtre nos ha que tudo tam emteyramente e mylhor se poder ser para desencarguo de mynha comcyencya e salvaçam de mynha allma façam comprir”. Para os compensar de todo o trabalho que terão deixa-lhes três dos seis escravos que tem: o “pacem jao” a Jorge de Albuquerque, “Lixandre” a Garcia Chainho e ao Dr. João Pires “Violamte chyna que em sua casa estaa”. Deixa ainda “hum moço malayo chamado Bastiam” ao primo Tristão Gomes, “por algumas boas obras que delle poderey ter recebydo”. Liberta Joana e Pero “chim”, deixando a Joana 60 cruzados “por os muitos syrvyços que me tem feytos por honde andei, para se casar” e a Pero 10 cruzados, com a condição de os servir “emmentes qua andarem nestas partes da India desta vez e

61 SAPIENS – Revista de História, Património e Arqueologia, n.º 0, 2008 | Margarida Ortigão Ramos Paes Leme – Os Lemes – um percurso familiar de Bruges a Malaca tamto que se elles forem para Purtugall nom sera obrigado e fara de sy o que lhe bem vyer”.

Conclusão

No curto espaço de duas gerações, vimos como toda uma família se integra e se envolve na política expansionista portuguesa:

Martim Leme, flamengo de nascimento, chegado a Lisboa para comerciar, participa activamente na empresa africana de D. Afonso V, entra na confiança do rei e em 1463 empresta dinheiro para o assalto a Tânger. Em 1471 envia o próprio filho capitaneando uma urca, por si armada, à conquista de Arzila. Casa uma das filhas com o rico comerciante Fernão Gomes da Mina, contratador do comércio da Guiné. O segundo filho, seu homónimo, Martim, associa-se ao comércio com África e com a Madeira. António e João estabelecem-se na Madeira, onde António se liga à aristocracia local, tornando-se terratenente, mas não abandonando a navegação e o comércio. Da Madeira parte um filho de António a estabelecer-se no Brasil, onde a família cria raízes e prolifera. Rui, que tudo indica ter sido perito em assuntos náuticos, também mercador, testemunha o Tratado de Tordesilhas. Maria (Isabela?), a mais enigmática, é mãe de Leonor, casada com Jorge de Albuquerque, e de Henrique, cujas vidas se imortalizam ao serviço da Coroa, já não em África, mas no Oriente.

62 SAPIENS – Revista de História, Património e Arqueologia, n.º 0, 2008 | Margarida Ortigão Ramos Paes Leme – Os Lemes – um percurso familiar de Bruges a Malaca Fontes e Bibliografia

Fontes manuscritas

Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Lisboa

Administração, livro 1º de emprazamentos (Cod. 32/1), fol. 24 Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Chancelaria de D. Afonso V, liv. 8, fl. 63v, 66v-67; lv. 9, fl. 58v; lv. 13, fl. 50 v, 134; lv. 21, fl. 90, lv. 26, fl. 19v; lv. 29, fl. 181; lv. 33, fl. 141; lv. 38, fl. 6

Chancelaria de D. Manuel, liv. 28, fl. 110

Chancelaria de D. Sebastião, lv. 17, fl. 461v-467

Convento de S. Domingos de Lisboa, liv. 6, fl. 428-464v; liv. 40, fl. 87v-100v

Corpo Cronológico, pt. 2, mç. 47, doc. 68

Estremadura, liv. 5, fl. 142-142v; lv. 6, fl. 165; lv. 7, fl. 117

Hospital de São José, lv. 1134, fls. 188v-189 – Livro do Armeiro-Mor

Registos vinculares, Lisboa, 5, fls. 136v-151v.

Tombo das armas dos reis e titulares intitulado… Tesouro da nobreza, 1675

Juízo das Capelas e Resíduos, liv. 11 (Capelas do Convº de S. Domingos), fls. 121-134 Arquivo Regional da Madeira

Juizo dos Resíduos e Provedoria das Capelas, Tombo dos resíduos, cx. 4, fls. 593-598 Fontes impressas

BARROS, João de –

Asia: Décadas I, III, e IV. Lisboa: INCM, 1992. CÁCEGAS, Luís de; SOUSA, Luís de –

Primeira parte da historia de S. Domingos particular do reino e conquistas de Portugal. Lisboa: Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, 1767. CASTANHEDA, Fernão Lopes de –

História do descobrimento e conquista da Índia pelos Portugueses. Liv. III-IV. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928; Liv. V-VI, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1929. CORREIA, Gaspar –

Lendas da Índia. Vol. II. Lisboa, 1860. DESCOBRIMENTOS portugueses

/ [compil.] João Martins da Silva Marques. Vol. III. Lisboa: INIC, 1988. DOCUMENTOS do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Lisboa.

Vol. 4. Lisboa, 1959. FARO, Jorge –

Receitas e despesas da fazenda real de 1384 a 1481 (subsídios documentais). Lisboa: INE, 1965. FREIRE, Anselmo Braamcamp Freire –

Armaria Portuguesa. 2.ª ed. Lisboa: Cota d’ Armas, 1989. GAILLIARD, J. –

Bruges et le Franc. Vol. I. Bruges, 1857. GAIO, Felgueiras –

Nobiliário das famílias de Portugal. 3.ª ed. Vol. VII. Braga: Carvalhos de Basto, 1992. GAVETAS (As) da Torre do Tombo.

Vol. IV. Lisboa, 1964. LEME, Pedro Taques de Almeida Pais –

Nobiliarquia paulistana histórica e genealógica. Vol III. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo, Ed. da Univ., 1980. LEME, Silva –

Genealogia paulistana. Vol. II. São Paulo, 1904. LIMA, Manso de –

Famílias de Portugal. Vol. XIII. Lisboa, 1931 (BN – ed. policopiada). 63 SAPIENS – Revista de História, Património e Arqueologia, n.º 0, 2008 | Margarida Ortigão Ramos Paes Leme – Os Lemes – um percurso familiar de Bruges a Malaca MADRE DE DEUS, Gaspar da –

Memorias para a historia da capitania de S. Vicente hoje chamada de S. Paulo. Lisboa: Typografia da Academia, 1797. MORAIS, Alão de –

Pedatura Lusitana. Nova ed. Vol. V. Braga: Carvalhos de Basto, 1998. NORONHA, Henrique Henriques de –

Nobiliário da ilha da Madeira. Vol. II. São Paulo: Revista Genealógica Brasileira, 1948. OLIVEIRA, Eduardo Freire de –

Elementos para a história do município de Lisboa. Vol. 1. Lisboa, 1911. PINA, Rui de –

Crónica d’ el rey D. João II. Porto: Lello & Irmão, 1977. PORTUGALIAE Monumenta Africana

. Vol. I. Lisboa: INCM, 1993. RELAÇÕES da carreira da Índia /

dir. e coment. Luís de Albuquerque; transcrição em português actual de Maria da Graça Pericão. Lisboa: Alfa, cop. 1989. RESENDE, Garcia de –

Crónica de D. João II e Miscelânea. Lisboa: INCM, 1991. SANTO ANTÓNIO, Manuel de –

Thezouro da nobreza de Portugal, (manuscrito do século XVIII de que existem cópias na Biblioteca Nacional e na Torre do Tombo). SESSENTA (Os) milhões outorgados em 1478. In

Arquivo Histórico Português. Vol. IV. Lisboa, 1906, p. 425-438. SOEIRO, Manuel –

Anales de Flandes. Vol. I. Anvers, 1624. SOUSA, Manuel de Faria e – A

sia portuguesa. Porto, 1945. 2 vols. TÁVORA, Luís de Lancastre e –

Dicionário das famílias portuguesas. Lisboa: Quetzal, 1999. TOMBO 1.º do Registo Geral da Câmara Municipal do Funchal. In

Arquivo Histórico da Madeira. Vol. XV. Funchal, 1972. VEREAÇÕES da Câmara Municipal do Funchal: século XV

/ ed. José Pereira da Costa. Funchal: Centro de Estudos de História do Atlântico, 1995. Bibliografia

ALBUQUERQUE, Luís de – António Leme. In

Dicionário de História de Portugal / dir. Joel Serrão. Vol. II. [Lisboa, 1965]. CAMERON, Hugh K. – Pedras e sepulturas laminadas flamengas do século XVI na ilha da Madeira. In

Islenha, n.º 4, Junho de 1989. CARITA, Rui –

A pintura flamenga na ilha da Madeira na época dos Descobrimentos. Vol. 1. Lisboa: IPM, 1992. COSTA, Avelino de Jesus Costa –

Normas gerais de transcrição e publicação de documentos. Coimbra, 1933. COSTA, João Paulo Oliveira e – D. Afonso V e o Atlântico: a base do projecto expansionista de D. João II.

Mare Liberum. N.º 17 (Jun. 1999), p. 39-71. EVERAERT, John – Les Lem, alias Leme: une dynastie marchande d’ origine flamande au service de l’ expansion portugaise.

Actas do III Colóquio Internacional de História da Madeira. Funchal, 1993. FARINHA, António Dias – A Madeira e o Norte de África nos séculos XV e XVI (I).

Actas do I Colóquio Internacional de História da Madeira – 1986. Funchal: [s.n.], 1989, p. 373. Vol. 1. FREIRE, Anselmo Braamcamp – Maria Brandoa, a do Crisfal: II – A feitoria de Flandres.

Arquivo Historico Português. Vol. VI. Lisboa, 1908; Vol. VII. Lisboa 1909. 64 SAPIENS – Revista de História, Património e Arqueologia, n.º 0, 2008 | Margarida Ortigão Ramos Paes Leme – Os Lemes – um percurso familiar de Bruges a Malaca MUS, O. – De Brugse Compagnie Despars op het einde der 15de eeuw.

Handelingen Genootschap Geschiedenis Brugge. 101, 1964. PAVIOT, Jacques – Les Portugais à Bruges au XVe siècle.

Arquivos do Centro Cultural Calouste Gulbenkian. Vol. XXXVIII. Lisboa-Paris: [s.n.], 1999, p. 1-122. PERES, Damião –

História dos descobrimentos portugueses. 2.ª ed. Lisboa: [s.n.], 1960. PIMENTA, Maria Cristina Gomes –

As ordens de Avis e de Santiago na Baixa Idade Média: o governo de D. Jorge. Palmela: [s.n.], 2002. RAU, Virgínia – Uma família de mercadores italianos em Portugal no século XV: os Lomellini.

Revista da Faculdade de Letras. Lisboa: [s.n.]. XXII (1956), p. 56-83. RAU, Virgínia; MACEDO, Jorge de –

O açúcar na Madeira nos fins do século XV: problemas de produção e comércio. Funchal: [s.n.], 1962. ROSA, Maria de Lurdes Pereira –

“As almas herdeiras” : fundação de capelas fúnebres e afirmação da alma como sujeito de direito (Portugal, 1400-1521). Lisboa: [s.n.], 2005. Tese de Doutoramento em História Medieval apresentada à École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, e à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. TOMÁS, Luís Filipe –

De Ceuta a Timor. Lisboa: Difel, 1994. VITERBO, Sousa – O monopólio da cortiça no século XV.

Archivo Historico Portuguez. Lisboa. Vol. II, (1904). VITERBO, Sousa –

Dicionário histórico e documental dos arquitectos, engenheiros e construtores portugueses. Lisboa: INCM, 1988. Vol. 2.

Deixe um comentário